o pigo
Com um formato expositivo, o Pi Go oferece a oportunidade de ouvir histórias inspiradoras e aprender novas técnicas para se destacar no mundo empreendedor. Além disso, os participantes terão a chance de network com outros empreendedores e criativos, expandindo suas perspectivas e conexões.
Não perca esta oportunidade única de participar deste evento marcante no dia 14 de março, no Cineteatro Alba. Venha experimentar a energia e a paixão por cidadania, empreendedorismo e apresentação de primeira linha. Junte-se a nós e sinta o impacto do Pi Go!
Segue-nos nas nossas redes sociais.
Oradores
Carolina Quintas
Carolina Quintas é uma jovem cantora e compositora nascida em Lisboa em 2008.
Com apenas 15 anos, tem em si uma maturidade fora do comum na sua voz e
interpretação, tendo recebido diversos convites para cantar em parceria inclusivamente além fronteiras.
O seu primeiro trabalho foi aos 6 anos de idade, quando foi convidada para cantar para
alguns anúncios de rádio. Desde cedo teve contacto com a música, os pais são músicos e
os palcos sempre foram a sua segunda casa, apesar da sua timidez.
Em 2022 deu que falar na sua passagem pelo The Voice Kids onde cantou em dupla a
emblemática canção When We Were Young da Adele. A sua voz e interpretação
marcaram pela diferença, virando em poucos segundos as 4 cadeiras dos mentores.
Em 2023 resolveu voltar mas desta vez sozinha, e a proeza tornou-se a repetir, em
poucos segundos todos ficaram rendidos à sua voz e interpretação, virando novamente as 4 cadeiras. Após ter chegado à semifinal do The Voice Kids, da RTP 1, e de ninguém ter ficado indiferente a cada uma das suas prestações, chegando mesmo a deixar a mentora Aurea em lágrimas, CAROLINA QUINTAS conta com dois temas originais, Parte Solta e The Wrong Flower.
Fez diversos concertos em nome próprio durante 2023, nomeadamente as Festas do Mar (em Cascais) e algumas participações em concertos de outros artistas, nomeadamente da Áurea.
The Wrong Flower mostra a sua incrível capacidade e maturidade vocais. Depois do seu primeiro single, Parte Solta, que contou com a participação de Pité, é de destacar a
evolução enquanto cantora e a interpretação emocional em The Wrong Flower.
A Carolina Quintas é uma cantora em ascensão e com muito ainda para mostrar, para 2024 está previsto o lançamento do seu EP onde estarão incluídos Parte Solta e The
Wrong Flower.
Fernando Daniel Nunes
Fernando Daniel Nunes, natural de Viseu, mestre em Engenharia eletrotécnica e de computadores pelo Instituto Superior Técnico, tendo posteriormente concluído na Porto Business School, o Curso Geral de Gestão e o Advanced management program, na Kellogg School of Management, em Chicago. Iniciou a sua carreira profissional em diversas empresas do Grupo Visabeira, passando em 2018 a exercer a função de assessor do Conselho de Administração do Grupo. Assumiu em 2020 o cargo de Administrador do Grupo Visabeira. É membro da direção da Câmara de Comércio Portugal – Moçambique e vice-presidente do conselho coordenador da delegação de Viseu da SEDES.
Márcio Cortez
Com um espírito empreendedor herdado, em grande medida, da infância e juventude vivida nos Estados Unidos da América, Márcio Cortez cedo o orientou para a criação da agência de comunicação 2PLAY.
Em 1997, já a viver em Portugal, Márcio Cortez completa o Curso Profissional de Técnico de Multimédia, ao qual alia, em 2008, o Curso Superior de Artes Plásticas e Multimédia na Escola Superior de Educação de Viseu.
Profissionalmente, integrou diversas equipas de audiovisuais, nomeadamente em grandes agências de comunicação da Região Centro, ou na RTP, como repórter de imagem.
Essa experiência diversificada preparou-o para, a partir de 2009, tornar a 2PLAY num projeto de referência na área da comunicação, dos audiovisuais e da multimédia.
Apesar da exigente gestão de uma empresa em crescimento e dos projetos que no seu âmbito tem desenvolvido, o seu espírito empreendedor levou-o, ainda, a criar duas novas empresas de base tecnológica.
Além das funções de gestão e direção que exerce nas suas empresas, a formação ocupa um lugar importante no âmbito da sua atividade profissional e académica de Márcio Cortez, tendo sido sistematicamente convidado como formador de Metodologia de Conceção de Produtos Multimédia e Produção Audiovisual em diversos cursos.
Valorizando o sentimento de partilha e o associativismo, tem dedicado os últimos 8 anos como membro da direção da Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem. Durante este período, contribuiu ativamente para o desenvolvimento da associação, promovendo a sua autonomia financeira e liderando projetos que têm beneficiado os seus associados.
Recentemente, aceitou integrar o conselho fiscal da Associação Empresarial de Viseu, onde está comprometido em trazer a sua experiência para apoiar o crescimento desta instituição.
António Camelier
António Camelier, nascido em 1988, deu início ao seu percurso como ator em 2006 na série juvenil "Morangos com Açúcar". Desde então, tem marcado presença em diversos projetos de televisão, cinema e teatro, destacando-se desde cedo pelas suas atuações em produções como "Lua Vermelha", "Laços de Sangue", "Rosa Fogo", "Dancin’ Days", "Bem-Vindos a Beirais", "Sol de Inverno", "Mar Salgado", "Coração D’Ouro", "Rainha das Flores", "Paixão", "Golpe de Sorte", "A Serra" e "Lua de Mel". Participou em curtas-metragens premiadas como "Kuru" e "À Vida", bem como em projetos internacionais como a mini-série "Mata-Hari". Além disso, foi finalista na segunda edição de "A Máscara" e deu vida ao icónico Capitão Gancho no musical "Peter Pan no Gelo". No teatro, já pisou palcos como o Villaret, Politeama, Teatro Armando Cortez e Coliseu do Porto. Possui uma licenciatura em Ciências do Desporto e, paralelamente ao seu interesse pelo desporto, alimenta uma paixão pela música, dedicando-se desde 2009 ao DJing e à produção musical, tendo já colaborado com artistas de renome como MIMICAT
Marco Lamas
Pós-Doutoramento em Educação (Empreendedorismo) pela Universidade do Porto, Doutor em Educação (Empreendedorismo) pela Universidade Santiago de Compostela e Licenciado em Relações e Cooperação Internacionais pela Universidade Fernando Pessoa.
É Professor Adjunto no ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (ISLA-IPGT) onde coordena o Business and Innovation LAB (BIL), e Professor
Adjunto Convidado no ISCAP do P.Porto (Instituto Politécnico do Porto), onde é coordenador da Pós-graduação em Criação e Desenvolvimento de Negócios
e da Pós-graduação em Ciência, Empreendedorismo e Inovação.
Integra como membro investigador o Centro de Estudos Interculturais (CEI) e o Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP), ambos ISCAP do P.Porto e ainda o Centro de Investigação do ISLA-
IPGT. É membro do corpo editorial da Revista Científica Mir (Management in Review). Participa regularmente em conferências científicas internacionais, apresentando artigos e como membro da comissão científica. Orienta
trabalhos de Mestrado e tem integrado júris de provas de Mestrado e Doutoramento. É Editor e Revisor de revistas científicas. É membro fundador do projecto Internacional SHINE - Scaling Higher Education Innovation for Europe (https://shine-project.eu/). especialista no programa internacional Santander Explorer. É reconhecido como EntreComp
Practitioner pelo EntreCompEurope, projeto co-financiado pelo programa
COSME da União Europeia, especialista externo da COST Association - European Cooperation in Science and Technology, e Early Warning Europe Mentor É certificado como Senior Marketer com especialização em Academy
pela APPM – Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing. É business coach certificado pela European Coaching Association (ECA),
mentor, consultor de gestão e formador certificado (IEFP e CCPFC) nas áreas do Empreendedorismo e Gestão. É formador certificado de formadores e professores (Empreendedorismo). Participa regularmente como orador em
seminários e conferências e ainda como membro de júri em concursos de ideias.
Patrícia Matos
Patrícia Matos é Adjunta da Ministra da Agricultura e da Alimentação, do XXIII Governo Constitucional. Foi Directora de Inovação do Grupo Global Media, coordenadora de comunicação do deputado Francisco Guerreiro (Verdes/Aliança Livre Europeia) no Parlamento Europeu. Durante 13 anos foi jornalista na TVI, um dos canais privados de televisão em Portugal e apresentou, durante 10 anos, o programa ‘Diário da Manhã’, entre as 6h30 e as 10h. Integrou o projeto fundador da TVI 24 e passou pelas editorias de Sociedade e Economia.
É doutoranda e mestre em Ciência Política no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e licenciada em Jornalismo e Comunicação pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Portalegre.
É co-autora de vários artigos científicos.
É professora na Universidade Nova de Lisboa, coach e formadora em media training.
Miguel Midões
Doutorado em Ciências da Comunicação, desde 2021, tendo concretizado o primeiro mapeamento e caracterização das rádios comunitárias portuguesas, mestre em Comunicação Pública, Política e Intercultural, desde 2010, e licenciado em Comunicação Social desde 2004. Tem também o Título de Especialista em Jornalismo e Reportagem, desde 2017.
É jornalista desde 2004, tendo os últimos dez anos na rádio TSF e os primeiros oito anos de carreira na rádio local Onda Livre Macedense.
Atualmente é professor adjunto na Escola Superior de Educação de Viseu, onde leciona unidades curriculares como Géneros Jornalísticos, Atelier de Jornalismo, Atelier de Rádio, e Podcast: produção e divulgação, tendo sido também professor auxiliar convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Presidente do REC – Associação Repórteres em Construção, faz parte da direção do Sindicato dos Jornalistas e da direção da Associação Nacional de Literacia para os Media e o Jornalismo.
Investigador integrado do CECS – Centro de Estudos Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, com vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais da sua área de especialidade.
Enrique Vazquez-Justo
Nascido em Pontevedra (Espanha), este licenciado em psicología com doutoramento na área da neuropsicologia, é um empreendedor que gosta de desafíos e desenvolver projetos inovadores.
Como fundador de sociedades científicas e profissionais como a Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia, a Sociedad Española de Neuropsicología Jurídica y Forense, ou a Fundación INGADA (Instituto Gallego del TDAH y Transtornos Asociados), e desde a sua prática profissional como docente, investigador e clínico, contribui para o desenvolvimento da neuropsicología na Península Ibérica e a formação de profissionais en varios paises.
Atualmente desempenha as funções de Presidente do Instituto Europeu de Estudos Superiores-IEES de Portugal.
João Gonçalves
Diretor-Geral dos
Estabelecimentos Escolares, desde junho de 2020,
detentor do Curso de Valorização Técnica Orientada para
a Administração Escolar, pelo Instituto Superior de
Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de
Lisboa (Diploma de Especialização de Pós-Licenciatura);
Pós-Graduado em Administração e Planificação da
Educação, pela Universidade Portucalense; Licenciado
em Canto Teatral pela Conservatório Superior de Música
de Gaia – Classe da Professora Fernanda Correia;
Licenciado em Filosofia – Ramo Educacional, pela
Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Detentor do CAGEP (Curso Avançado em Gestão Pública), pelo ISCTE, e do FORGEP (Programa de Formação em Gestão Pública), pela Universidade do Minho.
Delegado Regional de Educação do Norte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, entre outubro de 2018 e maio de 2020. Diretor da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC) entre julho de 2013 e outubro de 2018; ainda na EPAMAC exerceu as funções de Subdiretor e Diretor Pedagógico (de junho de 2009 a julho de 2013); Vice-presidente da Comissão Provisória (Direção Executiva) e Diretor Pedagógico (de setembro de 2001 a junho de 2009); Presidente da Assembleia Constituinte (ano letivo 2000/2001); Professor do Grupo de recrutamento 410 (Filosofia). É autor das seguintes publicações: “Cursos Profissionais – Guia prático para o Professor (Estrutura Modular, Formação em Contexto de Trabalho, Prova de Aptidão Profissional)”, Areal Editores, 2008; “EPAMAC – Comunidade e Sentido: Em torno da construção de um azimute para a ação diretiva - ideário mínimo «pro domo mea»”, Edição de Autor, julho de 2013.
Na área artística desenvolve carreira como cantor lírico – trabalhos realizados em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em prol da divulgação da cultura portuguesa, levando a outros países, por exemplo, um recital de canto e piano sobre a canção portuguesa dos seculos XIX e XX, centrada nas temáticas: o Mar e o Império; A Saudade Portuguesa e O(s) Fado(s); a ruralidade e a inspiração popular; a Tristeza e o Destino.
Especialista em António Sérgio, vulto intelectual português e vulto da cultura portuguesa, detendo uma vastíssima coleção da sua bibliografia e sendo convidado com muita regularidade para organizar exposições da sua coleção pessoal, bem como para ministrar seminários e participar em colóquios sobre este pensador.
Reinaldo Sousa Santos
Fundador da Happy Tree: People. Work. Community. Autor do livro SER FELIZ NO TRABALHO: uma viagem científica, humana e criativa pelo bem-estar social. Professor de gestão de recursos humanos em universidades e escolas de negócios. Doutorado em Ciências Empresariais e investigador na área da felicidade e gestão das pessoas no trabalho. Gosta de pessoas, árvores e palavras. Nasceu em Barcelos e vive no Porto. É pai do Guilherme.
Adelina Portela
Adelina Portela, nasceu em 20 de janeiro de 1966, em Santa Maria da Feira, onde fez todo o seu percurso académico até ingressar na Universidade. Concluiu a licenciatura em Direito na Universidade Católica em 1989, tendo em 1998 concluído o mestrado em Ciências do Direito Privado. Mais recentemente, em junho de 2020, obteve o título de especialista em Direito do Trabalho. Após a conclusão da licenciatura exerceu a atividade de advocacia em prática isolada, tendo estado em simultâneo sempre ligada ao ensino. Desde o ensino secundário, nos primeiros sete anos da sua atividade profissional, ensino profissional durante vinte anos, na Escola de Hotelaria do Porto, Unidade de Aplicação de Santa Maria da Feira e ensino superior, durante trinta anos, no ISVOUGA – Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira. Em agosto de 2019 deixou o exercício da advocacia e a docência para se dedicar, em exclusivo, à Direção do Instituto Superior de Entre Douro e Vouga. Paralelamente à atividade profissional exerceu ao longo dos anos atividade associativa e politica, tendo passado pelo Rotay Club da Feira, Academia de Música de Santa Maria da Feira, Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira, Ordem dos Advogados e Assembleia de Freguesia de Santa Maria da Feira.
Miguel Domingos
Formação em Gestão de Recursos Humanos (ISLA Santarém), estudos especializados em Educação e Tecnologias Digitais, frequência Mestrado Informação e Sistemas Empresariais e pós-graduado Liderança Positiva e Felicidade 5.0. Parceiro Social OCDE (Schools+) 2018 e ONU (ODS 4 – Educação Qualidade) – 2022.
André Costa
Professor e fundador da comunidade SuperHumano AI, acredita que "a Educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo". Impulsiona a educação tecnológica, com o objetivo de democratizar o acesso à Inteligência Artificial e preparar os profissionais do futuro para um mundo onde a tecnologia e a criatividade humana se fundem.
Cartaz
Organização
Alunos do Curso Profissional de Multimédia